Notícias
O trabalho conjunto entre organizações científicas, a iniciativa privada e a comunidade acadêmica podem gerar frutos para a sociedade. Exemplo mais recente desta afirmativa foi simbolizada hoje, no Campus Santa Mônica, com a doação de 200 protetores faciais, realizado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (FEMEC/UFU) ao Hospital das Clínicas (HC). O material será utilizado pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com sintomas do novo coronavírus (Covid-19).
A produção das unidades de proteção facial é realizada por uma equipe de 15 voluntários da FEMEC. Professores, técnicos administrativos e estudantes atuam na montagem e fabricação dos chamados equipamentos de proteção individual (EPIs) e também de um respirador.
“O projeto se destina no auxílio ao desenvolvimento de um respirador pneumático inovador, e à fabricação de protetores faciais para suporte aos profissionais de saúde no combate à Covid-19”, explica Fernando , professor da FEMEC e coordenador do projeto.
A produção dos protetores é feita com a utilização de impressoras 3D a partir de um modelo desenvolvido pela empresa Prusa 3D e seguindo regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A expectativa é que sejam distribuídas nas próximas semanas outras 600 unidades do EPI, totalizando 800 itens conforme prevê o projeto inicial.
A cerimônia de entrega dos protetores faciais aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08/05, e foi restrita por conta das medidas de distanciamento social e contou com representantes da Reitoria da UFU e da gestão do Hospital das Clínicas.
“É a Universidade dando sua contribuição não só na assistência, mas na produção de pesquisa e no desenvolvimento tecnológico”, enfatizou o Doutor Nilton Pereira Júnior, gestor do HC.
Os recursos para a execução do projeto foram obtidos junto à Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O reitor Valder Steffen Júnior, destacou a iniciativa. “No momento da pandemia, a ABCM, embora seja uma associação científica, considerou disponibilizar um recurso e selecionar projetos espalhados pelo Brasil”.
Contribuem no projeto, com doação de insumos e materiais, empresas do setor de impressão e comunicação visual, como a GTMax, Criart Gráfica e Comunicação Visual e Top Acabamento Gráfico.
Fernando Souza faz a entrega dos protetores faciais aos gestores da UFU, Valder Steffen, e do HC, Nilton Pereira (Foto: Alexandre Costa)
Foram entregues 200 protetores faciais que serão utilizados pelos profissionais da saúde (Foto: Alexandre Costa)