Informativos
- Você está em:
- Home
- Informativos
-
Informe Especial - Nota de Apoio ao Presidente da FAPERJ, Prof. Jerson Lima Silva
A Diretoria da ABCM expressa a sua preocupação com a possível exoneração do atual Presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, o Prof. Jerson Lima Silva.
A FAPERJ desempenha um papel essencial no estado do Rio de Janeiro, sendo um agente de grande importância no estímulo da pesquisa científica e do fomento da tecnologia e da inovação. Suas ações incluem o financiamento de programas e projetos de pesquisa, a concessão de bolsas para a formação de pesquisadores e o assessoramento governamental na formulação de políticas para o desenvolvimento tecnológico e científico.
Tendo em vista a importância e a complexidade do papel da FAPERJ, consideramos fundamental que o Presidente da fundação possua não apenas comprovada capacidade administrativa, mas também sólida experiência e méritos científicos, em alinhamento com a natureza da entidade.
Nesse contexto, a FAPERJ não poderia ser melhor servida do que pela presidência do Prof. Jerson Lima Silva. Professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, o prof. Jerson Lima Silva é um dos mais importantes pesquisadores em atuação no país, com produção científica de grande impacto e reconhecida mundialmente por suas contribuições para o tratamento de doenças humanas, como o câncer e doença de Parkinson. Membro da Academia Brasileira de Ciências), da Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento e da Academia Nacional de Medicina, o Prof. Jerson Lima Silva possui também vasta experiência em gestão acadêmica e científica, tendo sido Diretor Científico da FAPERJ no período de 2003 a 2018, antes de presidir a fundação a partir de 2019.
A Diretoria da ABCM, em consonância com várias entidades científicas e acadêmicas nacionais, fortemente defende a permanência do Prof. Jerson Lima Silvana presidência da FAPERJ, dando continuidade ao excelente serviço prestado para o desenvolvimento tecnológico e científico do estado do Rio de Janeiro.
Diretoria da ABCM
Gestão 2023-2025