Comitês Técnicos
- Você está em:
- Home
- Comitês técnicos
- Offshore and Petroleum Engineering
Atividades
Publicação de um livro, ou compêndio de trabalhos que versem sobre a metodologia baseada em experimentos para a pesquisa das interações fluido-estrutura
Motivação/Justificativa
Embora já existam livros sobre o assunto, vislumbram-se oportunidades de novas publicações que contemplem aplicações atuais e que valorizem a atividade de natureza experimental executadas no Brasil.
Evento/Workshop/Mini-Simpósio/Escola Sazonal de Mecânica Offshore e Óleo & Gás & Premiações
Evento/Workshop/Mini-Simpósio/Escola Sazional de Mecânica Offshore e Óleo & Gás: acionar contatos internacionais para algumas palestras ou minicursos temáticos.
Peridiciocidade entre 2 a 3 anos para haver tempo hábil na organização e poder acumular trabalhos de pesquisa de mestrado/doutorado e pós-doutorados.
Organização de Eventos
Propõe-se auxiliar na organização de um Simpósio geral de Engenharia de Offshore e de Petróleo da ABCM nos eventos ENCIT 2022 e COBEM 2023, incluindo trabalhos relacionados à área de Fontes Renováveis de Energia (Eólica, Solar, Biomassa e Energia dos Oceanos). Pretende-se que esses trabalhos sejam submetidos para o Simpósio Organizado pelo Comitê, que também gerenciará as revisões dos artigos.
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) e Modelagem Computacional (PPGMC), organiza de forma bianual os eventos Conferência Sul em Modelagem Computacional e Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica (MCSul/SEMENGO) que possui um enfoque grande nas áreas de Modelagem Computacional, Engenharia Oceânica, Fontes Renováveis de Energia e Engenharia Costeira.
A última edição do evento (8ª Edição) contou com a publicação de aproximadamente 180 artigos completos e a participação de mais de 350 participantes de todo o Brasil e alguns participantes do exterior.
Os eventos possuem bom nível de consolidação na região sul do Brasil. No ano de 2016, a 7ª Edição contou com o apoio da ABCM, o que mostra se tratar de eventos promissores nas áreas de Engenharia e Modelagem Computacional.
Como proposta para o comitê técnico de Engenharia de Petróleo e Offshore, se propõe que o evento passe a ser um evento regular da ABCM, incluindo a edição de 2022.
Escola de Inverno Remota
Com o intuito de contribuir na formação dos alunos de pós-graduação da área de Petróleo e Offshore, aumentar a interação da comunidade nacional e intercâmbio com outros grupos de pesquisa internacionais é proposta a criação de uma escola de Inverno. A proposta inicial é de criar uma escola de inverno composta por apresentações de referências nacionais e internacionais no tema. Aproximando tal escola a uma sequência de apresentações plenárias de temas interligados.
O objetivo inicial de tal iniciativa é criar um evento remoto que possa atender tanto os alunos do Brasil como de outros países/instituições internacionais parceiras nesta iniciativa, podendo neste caso se estender ao longo de toda uma semana com atividades em turno reduzido de maneira a compatibilizar de maneira mais conveniente o fuso horário.
Apesar de reconhecer a qualidade dos eventos presenciais, a opção pela modalidade remota se deve à facilidade de viabilizar economicamente o evento e a participação dos alunos no mesmo, tendo em vista que os mesmos não farão apresentações e dessa forma não poderão concorrer a certos editais de fomento à participação em eventos.
Escola de Pesquisa Baseada na Execução de Experimentos
Justificativa:
Os enormes avanços em HPC (High Performance Computing) têm se mostrado de grande valia para as investigações atuais.
Escola de Interação Fluido-Estrutura com Aplicações à Engenharia Oceânica
Justificativa:
A interação entre o escoamento fluido e estruturas nele imersas produz uma variedade de fenômenos de amplo interesse na engenharia. Uma boa compreensão e modelagem destes fenômenos é fundamental para o projeto de sistemas da engenharia, em particular na área oceânica, onde inúmeros exemplos são encontrados, tais como dutos submarinos, sistemas de geração de energia renovável do oceano, risers e estruturas tubulares, esbeltas ou não.
Objetivo:
Apresentar e discutir os principais fenômenos decorrentes da interação do escoamento com estruturas elásticas ou flexíveis. O foco será dado a estruturas de interesse da engenharia oceânica.
- anteriores
- próximas